11 essências que podem fazer maravilhas pelo seu bem-estar

Posted on Updated on

Para a maioria das pessoas, um aroma não é simplesmente uma fragrância – é uma recordação. Quando você sente o cheirinho de chocolate, talvez pense na cozinha de sua mãe, quando ela assava aquele bolo delicioso para o café da tarde. Quando uma brisa gostosa traz o perfume de flores frescas para dentro de casa, você volta no tempo e se lembra do primeiro buquê de flores que seu namorado lhe deu.

E essas ligações nostálgicas não são mera coincidência: existe uma razão científica pela qual prezamos essas essências. Nossa resposta olfativa está diretamente ligada ao centro emocional de nosso cérebro, desencadeando uma enxurrada de sentimentos afetuosos com um simples fungada. Diferentemente do tato ou do paladar, os cheiros têm correlação direta com experiências passadas. Não surpreende que o cheiro da chuva ou de uma piscina nos mergulhe num clima de reminiscências.

Além de suas propriedades indutoras de memórias, porém, certos cheiros também podem ter efeitos espantosos sobre nossas mentes e nossos corpos. Desde combater o estresse até reduzir as dores de cabeça, determinadas essências exercem impactos positivos sobre nós. Veja abaixo 11 opções que não são apenas fragrâncias agradáveis: eles promovem o bem-estar.

A lavanda (alfazema) promove o sono.

lavanda

Fragrância perfeita para relaxar, a alfazema ajuda a acalmar corpo e mente quase instantaneamente. Mas talvez sua maior utilidade seja ajudar a tratar a insônia entre estudantes. Um estudo feito com 42 universitárias constatou que a essência de lavanda reduzia os problemas das participantes para dormir e sua depressão. Da próxima vez em que você tiver dificuldade em pegar no sono, procure a ajuda desse perfume relaxante.

A canela aguça a mente.

É um dos aromas mais aconchegantes que existe, mas essa especiaria de odor doce também aguça o cérebro. Pesquisadores da Universidade Jesuíta Wheeling estudaram participantes e descobriram que aqueles que cheiravam canela apresentavam melhoras em funções cognitivas como a resposta visual-motora, a memória atuante e o tempo de atenção.

O cheirinho de pinheiro pode aliviar o estresse.

pinheiro

O aroma exalado pelos pinheiros pode suavizar nossa ansiedade, segundo pesquisas. Um estudo japonês concluiu que participantes que caminhavam por florestas de pinheiros relatavam níveis de depressão e estresse significativamente mais baixos. A pesquisa também descobriu que os participantes ansiosos relatavam que se sentiam mais relaxados depois de inspirar o cheiro.

O cheiro da grama que acaba de ser cortada nos alegra.

Você talvez ache que cortar a grama é uma tarefa braçal irritante, mas o cheiro de grama fresca resultante pode deixá-lo mais feliz. Pesquisadores de aromas descobriram que uma substância química liberada por um gramado recém-aparado pode deixar as pessoas alegres e descontraídas. O aroma também pode prevenir o declínio mental do envelhecimento. Esse cheiro parece ser tão poderoso queneurocientistas criaram uma fragrância para perfumar o ar que o contém, para que pessoas que não tenham gramado em casa também possam auferir seus benefícios, sem precisarem lançar mão do cortador de grama.

Aromas cítricos nos energizam.

cítricos

Se você procura alguma coisa para lhe dar uma injeção de ânimo, experimente trocar uma xícara de café por um aroma cítrico. Limões e laranjas são conhecidos por possuírem muita vitamina C, mas só de cheirar as frutas você já consegue reforçar sua energia e disposição.

A baunilha pode elevar o astral.

A baunilha muitas vezes é vista como sinônimo de algo levemente sem gosto, mas seu cheiro é poderoso quando se trata de afetar nossos níveis de felicidade. Num estudo publicado no Proceedings of ISOT/JASTS2004, pesquisadores descobriram que cheirar uma amêndoa de baunilha eleva a sensação de alegria e descontração das pessoas. Os resultados foram medidos através do mapeamento de estados de ânimo, que incluiu emoções que foram desde a felicidade e estímulo até a apatia e irritação.

A abóbora pode ser um afrodisíaco.

abobora

Você cogitaria em passar no corpo um pouco de água de abóbora? O cheiro pode ser sedutor, para os homens. Num estudo conduzido pela Fundação de Tratamento e Pesquisas Aroma & Sabor, pesquisadores descobriram que 40% dos participantes homens testados reagiram positivamente ao cheiro de abóbora combinado com alfazema.

A hortelã favorece a concentração.

Além de lhe dar hálito agradável, a hortelã pode fazer um favor a seu cérebro. Um estudo feito pela Universidade Jesuíta Wheeling constatou que cheirar hortelã pode estar ligado a mais resistência cognitiva, motivação e performance geral. Conhecida por revigorar a mente, a hortelã já foi usada até como auxílio para estudantes quando fazem provas. Há também uma pesquisa que sugere que o aroma de mentol na hortelã leva o cérebro a pensar que a hortelã alivia o congestionamento nasal – exatamente o que você precisa quando se sente um pouco de farol baixo.

O jasmim pode aliviar a depressão.

jasmin

A estética das flores de jasmim já é agradável, mas esse perfume floral também possui benefícios grandes para o estado de ânimo das pessoas. Um estudo de 2010 constatou que não apenas o cheiro de jasmim leva as pessoas a se sentirem mais alertas, como pode ajudar a combater pensamentos depressivos. Os pesquisadores constataram que o efeito estimulante do óleo de jasmim pode ajudar no alívio da depressão e pode melhorar o ânimo. Essa flor minúscula é poderosa!

O cheiro de maçã pode mitigar a enxaqueca.

Existe um ditado inglês segundo o qual “uma maçã por dia mantém o médico longe”. É possível que ele se aplique especialmente às dores de cabeça. Pesquisas sugerem que o perfume da fruta pode até ajudar a aliviar enxaquecas. Um estudo de 2008 mostrou que as pessoas que achavam agradável o aroma de maçãs apresentavamredução nítida dos sintomas de cefaleia, além de terem seus episódios de enxaqueca encurtados. Estudos anteriores feitos sobre o aroma da maçã verde concluíram que o cheiro pode ajudar a controlar sentimentos de ansiedade em momentos de estresse.

O cheiro de azeite de oliva pode reduzir a fome.

oliva

Todos nós já ouvimos falar dos benefícios do uso de azeite de oliva em nossos pratos (para começo de conversa, ele pode reduzir as chances de AVC e é benéfico para o coração), mas o ingrediente-chave da dieta mediterrânea também pode ajudar a limitar o desejo forte por comida, simplesmente com seu aroma. Estudos do Centro Alemão de Pesquisas de Química Alimentar concluíram que, comparado a outros óleos e gorduras, o azeite tem mais chances de deixar quem o consome satisfeito após uma refeição. O estudo também constatou que a simples associação do cheiro de azeite com a comida reduz o total de calorias consumidas pelos participantes. De acordo com o New York Times, o aroma do azeite também melhorou a resposta glicêmica dos participantes.

Fonte: Brasilpost

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s