7 dicas para cuidar do seu jardim!

Posted on Updated on

Quem aí ama ter flores e outras plantas em casa? Elas dão um toque mais fresco e alegre à qualquer ambiente certo?

jardinagem plantas dicas

Porém ter plantas em casa, significa se dedicar um tempinho aos cuidados das mesmas! Como vai a saúde do seu jardim?

 Atitudes simples, como regar na medida certa, trocar de vaso e colocar um pouco de adubo, são suficientes para fazer as plantas voltarem a ficar saudáveis e bonitas.

Veja algumas dicas: 

1. Tirar a poeira

Assim como os móveis, plantas juntam poeira. Um pano umedecido com água e álcool, misturados na mesma proporção, desinfeta as folhas e afasta as pragas.

2. Limpar o vaso

Tire folhas e flores velhas, secas e manchadas, que podem ser hospedeiras de pragas e doenças, além de ervas daninhas, que tomam espaço no vaso.

Na hora de arrancar essas plantas invasoras, procure tirar as raízes, para que elas não cresçam de novo. Além disso, corte galhos secos e doentes da planta.

No caso da orquídea, pode folhas com aspecto doente depois que a planta tiver dado flor. Aplique canela no local do corte para evitar doenças!

03b6837c8040f4229ab727d1c8491a7d

3. Soltar a terra

Use uma pazinha ou uma espátula para mexer a terra do vaso, tomando cuidado para não danificar as raízes. Faça furinhos no solo com a própria pazinha, para facilitar a passagem de água e do adubo.

4. Adubar

A adubação é importante para devolver nutrientes ao solo. Deve ser feita quando a planta para de se desenvolver. Um sinal é quando as plantas deixam de dar flores.

Para adubar, coloque um pouco de substrato orgânico sobre a terra já solta e com alguns furinhos. O produto pode ser encontrado no mercado. A quantidade depende do tamanho do vaso.

Uma proporção boa é de 200 gramas de adubo orgânico por quilo de terra. Outra opção é usar a quantidade sugerida na embalagem do produto. Regue a planta para que o produto penetre no solo.

Um adubo foliar, que também pode ser encontrado no mercado, deixa as folhas mais bonitas. É só borrifar. Tem micronutrientes que são importantes para a folha não amarelar e ter um verde viçoso.

tumblr_ll4ym98IXZ1qhiirmo1_500_large

5. Regar

As regas são essenciais para que a planta possa retirar os nutrientes necessários da terra. A quantidade de água varia de acordo com o tipo de planta. Ao molhar, a água tem que ser suficiente para deixar a terra úmida, mas sem ficar encharcada.

A regra também vale para orquídeas, que não precisa de muita água e só deve ser regada se estiver com aspecto seco. Se molhar muito, a orquídea pode pegar fungos, o que prejudica a flor.

6. Mudar de lugar

Se a planta tiver flores e estiver dentro de casa, vale a pena colocá-la em um local que pegue sol, para que as flores possam se desenvolver. A exceção é a orquídea, segundo Maria do Carmo, que, em geral, prefere um local iluminado, mas sem tanto sol direto.

large

7. Trocar de vaso

Se a planta cresceu muito, é hora de passar para um vaso maior. Primeiro, tire galhos e folhas secas ou doentes.

Para preparar o vaso, forre o fundo com algo que possibilite a drenagem, como pedras, argila expandida, restos de construção cacos de vasos ou de telhas. Outra opção é usar pedaços de isopor, que deixam o vaso mais leve.

Em seguida, coloque uma camada de areia úmida ou use uma manta para drenagem, que pode ser encontrada em lojas especializadas.

Por cima, coloque um pouco de substrato ou terra úmida misturada com adubo orgânico.

Por último, acomode a muda, com um pouco de terra do vaso antigo em torno das raízes, e preencha com a terra ou substrato, deixando um espaço de cerca de um dedo entre o solo e o topo do vaso. Após replantar, regue a planta.

Curtiram as dicas? 

Fonte: Meus5Minutos 

Imagens: reprodução

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s